Ataques de Ransomware crescem no Brasil

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Ataques de Ransomware tem se tornado cada dia mais frequentes nas empresas Brasileiras nos últimos meses. O fato ocorre pois muitas delas ainda não se adaptaram adequadamente, como a não utilização de Antivírus nos computadores e servidores. Mas o que é Ransomware?

Ransomware é um tipo de malware (software malicioso) utilizado por cibercriminosos. Se um computador ou rede for infectado com ransomware, o ransomware bloqueiao acesso ao sistema ou criptografa os dados. Os cibercriminosos exigem dinheiro de resgate de suas vítimas em troca da liberação dos dados. Para se proteger contra infecções por ransomware, recomendamos atenção e um software de segurança. As vítimas de ataques de malware têm três opções após uma infecção: pagar o resgate, tentar remover o malware ou reiniciar o dispositivo.  Uma vez que os conteúdos geralmente envolvem dados corporativos, como informações médicas ou de órgãos públicos, as instituições se veem obrigadas, muitas vezes, a se render à extorsão digital. No Brasil, esses ataques podem ter gerado R$ 32,4 bilhões de prejuízos às empresas.

Ao contrário das empresas, que funcionam em turnos, a “indústria” dos ransomwares trabalha ininterruptamente. Nessa busca por empresas que estejam vulneráveis, ataques automatizados utilizam robôs na internet para disseminar iscas que, após infiltradas, atuam de forma indiscriminada.

Fontes: Tecmundo, Kaspersky.